segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A responsabilidade e a boa vontade de cada um na conservação do meio ambiente

Às vezes nos deparamos com questões de ordem prática, do tipo: tenho que perder um tempão para achar um local que encaminhe minhas pilhas usadas para reciclagem... Dá um trabalho agir de maneira “ambientalmente responsável”!
Queremos contribuir de alguma forma, mas ao mesmo tempo não queremos abrir mão de algo à que estamos acostumados. Não queremos pagar mais caro por um caderno de papel reciclado, ou por um produto orgânico. Por isso muitas vezes desistimos de fazer o certo, nos esquecendo de que o peso de nossas atitudes individuais faz muita diferença na hora do balanço. Desenvolvemos essa “preguicinha” de agir corretamente porque, em algum momento, perdemos a crença no nosso poder de transformação.
Edgar Morin - sociólogo e filósofo francês - afirma que nós, seres humanos, temos várias identidades, sendo uma delas a identidade cósmica. A consciência planetária. É aí que reside a percepção e o entendimento de que fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos, e que, se somos parte, interferimos no funcionamento do todo.
Entretanto com o ritmo de nossas vidas atualmente, temos, pouco a pouco, apagada essa identidade planetária. Esquecemos como desperdiçamos água ao escovar os dentes com a torneira aberta. Esquecemos como poluímos a cidade usando tantas sacolas plásticas. Tudo precisa ter um sentido especial em nossas vidas, para que realmente nos sintamos parte do meio que nos cerca. E, como parte, responsável por sua manutenção e conservação.
Fica meu recado: tenho certeza de que podemos ser agentes transformadores na esfera ambiental, social, cultural, econômica, política - basta ter responsabilidade e boa vontade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal isso Rê!
Temos que nos conscientizar!
Para fazer um “Mundo melhor” não basta mudar o meio e sim o Homem! É um Homem melhor que faz o meio melhor!
Adorei seu blog! Parabéns!!!!
Besos,
Rê do 3 :)