sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quer esmalte ecológico?

UPDATE: PARTE II, A SAGA CONTINUA. CLICA AQUI.

Esse post vai ficar meio longo, mas linda e ecológica é a missão, né?! 
Vamos lá...

Há alguns (2) posts atrás iniciei a saga de buscar informações de como descartar adequadamente esmaltes (em especial os vencidos).
Como boa colecionadora e amante das unhas coloridas, essa preocupação abateu-se sobre mim depois do questionamento de uma amiga... e fui atrás mais a fundo.

Daí enviei email aos SAC das seguintes marcas/fabricantes:

Big Universo
Dote
Top Beauty
Impala
Risqué
Colorama
Hits SpeciaLlitá
Ludurana
Mohda
Rivka
Cinco
[nossa! quantas Renata, sua louca]

A Cinco, coitada... disse que tentou me ligar (alô!?) e não conseguiu. Depois morreram................


A Risqué me fez RIRcomoQUÊ (perceberam o trocadilho?)... o contato se deu via fanpage no Facebook, como vocês podem conferir no outro post. Por enquanto eles pediram meu email, e eu bem disse: VOCÊS DEVEM RESPONDER AQUI, PARA TODAS AS CONSUMIDORAS E CONSUMIDORES E NÃO SÓ PRA MIM NO MEU EMAIL. Se toca Risqué! Tô esperando até agora, deitada...

Das outras marcas, até agora SÓ UMA (isso: uma) respondeu.

A uma foi a HITS SPECIALLITÁ, essa mandou bem. Só falta agora me responderem qual empresa recolhe o esmalte.
Quer ficar com as unhas fashion e ecológica minha amiga? Então se joga na Hits!

Eu gosto muito dessa marca, pra mim uma das melhores atuais. 
ALERTA VERMELHO, tsc tsc, ops: infelizmente eles não são 3-free, mas tem uma linha para alérgicas. 
Aliás Hits, #ficaadica: seja total 3FREE e entre de vez para o mundo sustentável!

3FREE? what the hell???? mais infos clica aqui.

Bom, procês verem como foi a coisa toda, reproduzo abaixo a conversa, depois atualizo quando vier a resposta de qual a empresa que coleta o esmalte.

Pra Hits, fica meu parabéns!
Pra outras, um recado: que deselegante!


MAS VAMOS A CONVERSA:

Sent: Wednesday, November 16, 2011 4:35 PM
Subject: dúvida

Olá. 
Gostaria de saber como descartar as embalagens de esmaltes vencidos. E o conteúdo, o esmalte em si, vencido, como descartar adequadamente? Com a nova lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, valerá a logística reversa, ou seja, deverei encaminhar meus frascos com esmaltes vencidos de volta para a fabricante. Como vocês se adaptarão a isso? 
Aguardo resposta.
Renata Crivoi de Castro


De: Atendimento Speciallità
Para: renatacrivoi@yahoo.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011 10:07
Assunto: Fw: dúvida

Renata, bom dia.
Os produtos com prazo de validade vencidos devem ser devolvidos para nós.
Por gentileza nos informe a quantidade a ser devolvida, e a forma como foram adquiridos, se através de nossa loja virtual, ou de um de nossos representantes.
Fique à vontade para entrar em contato conosco, estamos à disposição.
Grata,
Equipe Speciallità
(11)2606-1012
www.speciallita.com.br

Sent: Thursday, November 17, 2011 8:14 PM
Subject: Re: dúvida

Puxa, obrigada pelo retorno, vocês por enquanto foram os únicos fabricantes de esmaltes á responder minha questão.

Mas ainda me resta uma dúvida: gostaria de entender o que vocês fazem com o esmalte devolvido? Para onde são encaminhados? O vidro da embalagem é separado do conteúdo?

É bacana saber disso, e até divulgar, pois é uma questão muito importante para sociedade e empresas, e se o encaminhamento de vocês é feito de forma correta, vocês podem ser ótimos exemplos de conduta e responsabilidade socioambiental.

Abraços,
Renata
 


Renata, boa tarde.
Os vidros devolvidos são desenvasados, o produto fica devidamente separado em um galão, uma empresa especializada no descarte de produtos químicos vem até a fábrica, coleta o galão com o produto químico e lá o descartam de maneira correta.
Os vidros que podem ser reaproveitados são lavados por uma outra empresa que terceiriza este serviço para nós. Dessa forma não há descarte ilegal dos produtos químicos, pois temos consciência da importância de realizar esses procedimentos de forma correta para que não causemos danos ao meio ambiente.
Também não realizamos de forma alguma nenhum tipo de teste dos nossos produtos ou matéria-prima em nenhum animal.
Fique à vontade para entrar em contato conosco, estamos à disposição.
Grata,
Equipe Speciallità
(11)2606-1012
www.speciallita.com.br



5 comentários:

Vivian disse...

Oi! Conheci seu blog atraves de outro (Vende na farmácia) e vc simplesmente está de parabéns! Adorei ;)
Vou mandar um email pra essas empresas também. Será que se um monte de pessoas enviasse, teríamos alguma resposta?
De novo, parabéns pelo blog. ;)
Beeeeeeijos :*

Francini - Polish me pink! disse...

Também acabei de conhecer sei blog através do Vende na Farmácia, e adorei esse seu post, a Hits já era a minha preferida Nacional, agora ganhou mais pontos positivos!

Acho essencial as empresas cuidarem dessa parte do descarte, mas deveria ser feito de uma maneira mais simples, poderiam colocar galões de descarte em algumas lojas que vendem a marca, seria muito mais fácil para o consumidor que já levava os esmaltes velhos quando fosse comprar um vidrinho novo..

Lá no outro blog a menina deu uma ideia super legal, pintar vasos com esmaltes vencidos, pra quem curte artesanato dá pra pintar muitas coisas e aproveitar esses esmaltes..

E os vidrinhos são ótimos pra misturinhas, ainda mais os da Hits que são os mais lindos x)
ps: Adorei o seu blog!

Vivian disse...

A Risque respondeu meu e-mail e sinceramente não gostei da resposta deles. ¬¬
Segue:

Sra. Vivian, bom dia!

Obrigada por nos contatar.
Quanto à sua dúvida, sugerimos que procure a coleta seletiva de sua cidade, a fim de mais informações.
Ficamos a sai disposição para esclarecimentos.

Hypermarcas
SAC Consumo
Telefone : 0800.011.1145

A coleta seletiva da minha cidade teria obrigação no descarte desse tipo de resíduos? Será?

disse...

Oi Vivian, oi meninas,

A prefeitura, (o poder público como um todo) tem sim suas responsabilidades em relação ao gerenciamento dos resíduos, bem como todos os cidadãos e empresas!
A prefeitura de São Paulo (no caso a minha cidade)oferece a coleta seletiva de materiais recicláveis, posso encaminhar o vidro da embalagem.
Só que o problema começa aí, em relação aos esmaltes: tenho que esvaziar o vidro para descartar na coleta seletiva, e o que faço com o esmalte? Não dá pra jogar no ralo.
É aí que entra a responsabilidade da fabricante, de acordo com a nova lei de resíduos sólidos (LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. - Política Nacional de Resíduos Sólidos), o fabricante tem que se responsabilizar pelo recolhimento e tratamento dos resíduos pós-consumo, no caso o esmalte, ainda mais por ser um resíduo potencialmente contaminante. Isso se chama logística reversa, e as empresas tem que buscar se adaptar a isso.
Se a Risqué nem sabe do que se trata e faz vista grossa, só me leva a crer que são muito incompetentes, irresponsáveis e estão cagando para o consumidor (com o perdão da palavra)...
Sugiro que responda a eles questionando novamente sobre o esmalte, vamos fazer eles se comprometerem!

Beijos e obrigada meninas!!!

Mirna disse...

Oi, quero felicitá-lo em seu blog. é a primeira vez que li sobre esse tipo de informação. Eu tenho mais de 20 esmaltes e nunca soube como descartar corretamente. Eu tenho muits esmaltes opi, eu me pergunto se existe alguma maneira de descartar. obrigado