segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Vida Sem Carro Particular

Ou "de volta à saga do transporte público"...
Ou "a delícia da vida sem carro"...



Eu resolvi voltar as origens da minha locomoção pela vida, quando eu tinha duas pernas (ainda tenho graças a Deus!) e somente dinheiro pra pegar busão, metrô, etc. Isso há 6 anos atrás, que foi quando comprei meu primeiro carro.

Tudo bem que há tempos não muito longínquos com R$1,00 eu ia e vinha de ônibus e hoje posso me dar ao luxo de pegar um táxi de vez em quando. O panorama hoje mudou, mas a parte prática e logística continua a mesma!

Mas a questão é: não tenho mais carro. Simples assim!!!

Por que Renata, sua louca? - Dirão os mais apegados a um escapamento pra chamar de seu...

Por várias razões queridos, acompanhem:

1. Muito caro $$$$$, tô querendo usar melhor o dinheiro. Veja bem: IPVA, manutenção, desvalorização do carro cada dia que sai na rua, gasolina, estacionamento, seguro. Pára tudo que eu quis descer mesmo! E outra: carro NUNCA foi investimento né gente?! Vamos combinar... Um bem que só desvaloriza não é bem um investimento... enfim... Gastava 400 paus por mês. agora gasto 120...

2. Trânsito. Que é igual e se resume a: stress, altos níveis de poluição, doenças, violência, saco cheio, chateação e perda de tempo. Tô fora gente. Agora o motorista me leva onde eu quero!

3. Estou adotando ao longo dos últimos 2 anos um estilo de vida mais sustentável, quem acompanha o blog sabe, né... e pra uma cidade mais sustentável nada melhor do que dar minha contribuiçãozinha utilizando transporte público! E dá-lhe carona solidária! Eu era uma "fornecedora" de carona, agora sou usuária! hahahahaha

4. Os locais que eu mais frequento em termos de trabalho e passeio eu chego de busão, metrô, motorista do trabalho, etc. Né?! Parece óbvio, mas a gente esquece com o uso do carro o quanto é facinho chegar onde se quer!

5. Meu marido-gato tem uma moto! Então ainda tenho possibilidade de um motor privado, só que em duas rodas... e com direito a ventinho no rosto que eu amo!

6. Dinheirinho em caixa com a venda, obrigada!

7. Moro a 3 quarteirões do Metrô e do Terminal de Ônibus do Jabaquara!

Olha, vou dizer: minhas consultas ao site de itinerário da SPTrans aumentaram! hahahahaha e resolveram minhas questões de onde eu tô? pra onde eu vou?
E vou te falar: adoro um metrô! Sério...

Agora todo dia é o Dia Mundial Sem Carro pra mim! HÁ
Que beleza!

Tô na boa com essa nova velha vida! Agora o próximo desafio da saga: buscar as bicis em Peruíbe e começar a locomoção de pequenos trajetos em uma magrela. Oh my god, conseguirei?

Veremos...