sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cidades e Soluções » O resultado final da experiência » Arquivo

E aqui a segunda parte desse especial do Programa Cidades e Soluções.

Qual a solução relacionada aos resultados dessa experiência, hein?

Assista no link abaixo:

Cidades e Soluções » O resultado final da experiência » Arquivo

Cidades e Soluções » Poluição mata – primeiro programa » Arquivo

Oi pessoal!

Imperdível essa reportagem especial feita pelo programa Cidades E Soluções, com o jornalista André Trigueiro!

Confira no link abaixo:

Cidades e Soluções » Poluição mata – primeiro programa » Arquivo

SOBRE O RESGATE DE ANIMAIS E O TRABALHO DE QUEM QUER AJUDAR




Oi amigos e amigas,

Acho que alguns de vocês devem ter acompanhado a saga sobre um cachorro que encontrei abandonado e doente na rua...
Resumidamente: estava andando pela Av. Engenheiro Armando Arruda Pereira, em São Paulo, voltando do trabalho, quando me deparei com um cão de grande porte, tremendo muito, encolhido numa grade no meio da rua, sem poder andar. Ele não respondia aos chamados, e não deixava chegar perto, ameaçava morder.
Um senhor e uma senhora muito dignos pararam em seus caminhos também para tentar ajudar.
Ficamos umas 3 horas com ele, só conseguimos que ele comesse um pouco, mas não conseguimos remove-lo do lugar nem que ele tomasse água. Ele inclusive nem ficava de pé.

Saí do local e busquei acessar a rede de contatos de proteção animal. Emails com fotos e a história para a produção do Programa da Luiza Mell, liguei, falei com Ana Carolina. Ela me pediu burocraticamente que enviasse as fotos com o email, mas que possivelmente o "resgatador" de cães amigo do programa poderia fazer o resgaste em 2 dias, pediu que cuidassemos dele e que entraria em contato.

Acessei diversas redes, Clube dos Viralatas, UIPA, vários colegas, blogs. Obtive pelo facebook a ajuda de gente bacana que se dispôs a pelo menos divulgar.
Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo? Desculpem, mas HÁHÁHÁ.

Clube dos Viralatas? Me pediram pelo facebook para enviar um email. Enviei com com fotos e NUNCA OBTIVE SEQUER UMA RESPOSTA.

Já consegui, com a ajuda de pessoas iluminadas, encontrar lar e tratamento para diversos cães abandonados, sem contar com a ajuda de NENHUMA ONG, PROGRAMA DE TV, ZOONOSES, NADA.

Porém, com este cão, eu não tinha o que fazer: ele estava doente, imóvel e precisava ser resgatado. Eu não tenho estrutura pra isso.

Nos 2 dias subsequentes eu e o senhor que me ajudou no dia (SR. Paulo, que inclusive cuida de vários gatos abandonados, obrigada!) conseguimos deixa-lo aquecido e fizemos com que ele comesse um pouco. No terceiro dia alguém conseguiu tira-lo do meio da avenida e leva-lo para a rua de trás, mais tranquila. Mas depois disso, ele desapareceu.

Nossa suposição é que tenha morrido, e sido recolhido pelos lixeiros, pois comentaram que viram o caminhão parado por um certo tempinho, mas não viram exatamente do que se tratava. Resgatado ele não foi eu acho, pois alguém teria entrado em contato (apesar de que torço pra isso).

Escrevo tudo isso pois não sei mais se acredito muito no trabalho de ONGs de defesa dos animais, não... Muito menos na Luiza Mell, cujo produção sequer me respondeu!

A lição que fica pra mim é: se eu e meus amigos pudermos ajudar, ÓTIMO! Senão os cachorros que morram... entendo, eu sei, não me venham explicar, que os abrigos são lotados coisa e tal. EU SEI. Mas sou uma ativista dessa causa, nunca pedi ajuda desse tipo, sempre me virei com colegas, e quando pela primeira vez peço ajuda, SOU IGNORADA. Eu não, né, mas o cão.
O que mais me chateia é não obter nenhuma resposta aos apelos, nem mesmo um sonoro NÃO. 

UMA NEGATIVA AINDA É MELHOR QUE UMA OMISSÃO.

Fica aqui registrada minha tristeza, e minha descrença.

-------------------------- ATUALIZAÇÃO ------------------------------
Amigos, recebi uma resposta da produção da Luiza Mell, acho justo compartilhar com vocês. Dos outros contatados (ONG) ninguém respondeu mesmo...

Segue a resposta ao meu email:


 Olá,
Agradecemos o seu contato e sua participação, ela é muito importante para nós.
Estamos recebendo diariamente diversas denúncias, que estão sendo analisadas pela nossa produção em como podemos ajudar. Sua denúncia está sendo encaminhada para nosso parceiro Luiz Scalea da Proteção Animal. Você pode também entrar em contato ele pelo e-mail: giu.stefanini@hotmail.com ou pelo site www.luizprotecaoanimal.com.br.
Um abraço,
Equipe Estação Pet

E o email que eu tinha enviado a eles:


Olá Ana,

Por favor, tente atender esse apelo.
Mesmo trabalhando na Secretaria de Saúde com meio ambiente, acessei minha rede de contatos mas nada consegui.

Este macho aparenta já ter uma certa idade, está abandonado, desidratado, não conseguimos faze-lo tomar água mas ele comeu. Porém, está imóvel, não conseguimos tira-lo do local, ele treme muito e parece estar sentindo muita dor nas patas traseiras.

Ele está na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, Jabaquara, perto do Metro e quase em frente a entrada do atendimento a passageiros especiais do metrô.

Por favor, a nossa última esperança são vocês. Ele não sai do lugar e periga morrer de frio no local. Isso sem falar na possibilidade de ter sido abandonado doente e com dor, pois ele tem uma coleira sem identificação, o que me leva a crer que foi mesmo abandonado, numa ato criminoso.

As fotos estão anexadas, meus telefones estão abaixo.
Abraços esperançosos,
Renata Crivoi de Castro