segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SWU... sustentável?

Olás!

Andei pensando esses dias no festival SWU – Starts With You.

Não, não é porque o Rage Against The Machine vai tocar e eu fiquei louca de emoção, e eu vou... É por conta de toda a mensagem em prol da sustentabilidade que envolve o tal festival.

Segundo a organização do evento, "O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças." Para isso, organizaram um mega evento que reunirá grandes shows, um fórum de sustentabilidade e uma mostra de arte, a ser realizado numa mega fazendo em Itu, interior de São Paulo."

Daí não dá pra não pensar com meus botões, nas seguintes questões:

Grande jogada de marketing, unir o tema sustentabilidade num mega evento que visa, sobretudo, lucro, né? Por outro lado, é muito bom levar essas questões ao alcance do grande público, especialmente jovens um tanto quanto alienados que só querem saber de baladas e doideiras mil, como se o mundo não fosse nada além disso. No site inclusive há fóruns de discussão onde os internautas podem dar dicas de ações sustentáveis no dia a dia (tsc tsc, pérolas!). Vários artistas também apoiam a causa e se manifestam. Pronto, tá na boca do povo!

O preço dos ingressos não é nada sustentável, muito caros, chegando a R$580,00 (ui!) para um dia de evento. O foco está mesmo nas atrações musicais, e já que o compromisso é com a sustentabilidade, que tal se fosse dada a mesma emoção para o fórum de sustentabilidade e para a mostra de arte. Ainda não vi o destaque dos nomes que participarão desses dois últimos acontecimentos. A gente sabe, né, que a mudança de hábitos não depende só de ir num show e receber uma filipeta dizendo: faça reciclagem... A organização usou sabiamente as mídias sociais, fazendo a ideia se espalhar igual fofoca de madame e artista global. Uma beleza! Com isso temos que aprender...

Agora a parte que mais me faz refletir: como eles irão unir o discurso à prática? Hein? Hein? Porque organizar um evento para sei lá, 40 mil pessoas, e dizer que é sustentável precisa de muito esforço e vontade, e conscientização de verdade. Mandei um email para a organização do evento perguntando quais as medidas que seriam tomadas para reduzir os impactos do evento. Me responderam dizendo que estava tudo no site... Até tá, mas de forma muuuuuito genérica. Eu quero é saber o que DE FATO será feito, entendem? Parece que eles não entenderam...

Mas tudo bem, tudo bem... Vamos ver como vai ser. Eu vou no dia 09 ver o RATM (eba!), daí eu falo pra vocês se o festival foi sustentável mesmo.

Aqui o link para o festival: www.swu.com.br


 


 

Mais candidatos... Plataforma Cidades Sustentáveis

Olás!

Queria também destacar aqui o compromisso assinado por alguns candidatos com a Plataforma de Cidades Sustentáveis, lançada dia 21 de julho em São Paulo.
A Plataforma destaca iniciativas e boas práticas de sustentabilidade ao redor do mundo, divididas em eixos temáticos, e tem a intenção primeira de servir como base e referência para os candidatos em seus planos de governo. Dessa forma, os organizadores convidaram os candidatos a assinar uma carta-compromisso, e alguns elegíveis assumiram essa responsabilidade.
Abaixo um trecho da notícia veiculada no site do Instituto Ethos, sobre os candidatos.
A matéria toda pode ser visualizada clicando aqui.
O site da Plataforma para Cidades Sustentáveis é o: http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Então meus colegas, tem várias formas de informar-se sobre os candidatos, não tem desculpa pra eleger pilantras, ladrões, picaretas, safados, sem vergonhas... vamos escolher melhor!!!

.........

Durante o lançamento da Plataforma Cidades Sustentáveis, candidatos ao governo de Estado e ao Senado Federal por São Paulo assinaram uma carta-compromisso que é parte integrante da iniciativa e propõe diretrizes de governo para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Os candidatos ao governo de São Paulo que assinaram o documento foram Aloísio Mercadante (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), representado pelo coordenador de campanha e deputado federal José Aníbal, Paulo Búfalo (Psol) e Paulo Skaf (PSB), representado pelo vereador e candidato a deputado estadual Eliseu Gabriel. Fábio Feldman, candidato ao governo pelo PV, deverá assinar a carta, informou seu candidato a vice, Rogério Meneses, que o representou no evento.

Dos candidatos ao Senado, assinaram a carta Aloísio Nunes Ferreira (PSDB), representado pela assessora Ana Maria Tebar, Marta Suplicy (PT), que se manifestou por carta enviada à Secretaria Executiva do Nossa São Paulo, Ricardo Young (PV) e Romeu Tuma (PTB).

A carta traz compromissos nos doze eixos temáticos que orientam a Plataforma Cidades Sustentáveis. Na introdução geral, os candidatos se comprometeram em adotar a plataforma como “uma importante fonte de informação estratégica para a elaboração das políticas públicas para a sustentabilidade”, com “metas concretas de sustentabilidade e em ações integradas nos níveis locais, regionais e nacional.”

.......................

domingo, 1 de agosto de 2010

Candidatos Verdes?

Olás!
Em tempo de eleição, resolvi fazer uma pesquisa básica sobre como a sustentabilidade e o meio ambiente se inserem nos planos de governo dos candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e estadual do estado de São Paulo.
Retirei a maioria das informações do site do Tribunal Superior Eleitoral, onde se acham os candidatos por estado, e podemos visualizar seus planos de governo cadastrados.
Claro que uma boa proposta de governo não se baseia somente nas questões relacionadas a meio ambiente, mas é bacana prestar atenção nesse foco dos candidatos, pois eles tem que assumir essa responsabilidade também, né?
Post longo, mas espero que ajude...

http://www.tse.gov.br/

CANDIDATOS A PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Dilma Roussef

Um desenvolvimento ambientalmente sustentável
1. O desenvolvimento econômico deve ter como premissa a sustentabilidade ambiental. Perpassa todas as políticas do Governo. Estará presente em nossas opções energéticas, industriais, agrícolas, de transporte, habitação, educacionais e científico-tecnológicas, todas favorecendo um Brasil mais verde.
2. As posições do Brasil na recente Conferência sobre a Mudança do Clima, em Copenhague, onde apresentamos a mais avançada proposta de redução de emissões, dão ao atual e ao futuro Governo a credibilidade necessária em matéria de desenvolvimento sustentável.
Além das medidas apresentadas em outros itens destas Diretrizes, cabe destacar:
a) consolidação da mudança de paradigmas para promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia e ampliação para os demais biomas brasileiros; b) intensificação de políticas integradas para o combate ao desmatamento; c) consolidação do Sistema Nacional do Meio Ambiente -SISNAMA d) adequação da matriz energética brasileira com ampliação da produção e do uso de energias limpas e renováveis; e) promoção de políticas de uso eficiente da energia, com inovação tecnológica e combate ao desperdício; f) fortalecimento da legislação ambiental brasileira; g) ampliação dos programas específicos para proteção e uso sustentável da biodiversidade brasileira; h) aperfeiçoamento da gestão integrada dos recursos hídricos nacionais; i) priorização de ações de planejamento para a promoção de políticas urbanas e ambientais integradas; j) fortalecimento das iniciativas internacionais para implementação de um novo acordo global que amplie as ações para o enfrentamento do processo de mudanças climáticas; k) estímulo de pólos industriais nas áreas de biotecnologia.

Ivan Pinheiro
Não achei nada relativo ao assunto.

Levy Fidelix
Não achei nada relativo ao assunto.

Zé Maria
Não achei nada relativo ao assunto.

Eymael
Garantir um meio ambiente sustentável

Proteger o meio ambiente e assegurar a todos o direito de usufruir a natureza sem agredi-la, orientando as ações de Governo no conceito de que a TERRA É A PÁTRIA DE TODOS NÓS. Para tanto o governo da Democracia Cristã irá:
a) colocar o Brasil no centro de uma agenda de construção de uma economia sustentável;
b) Criar metas de emissão de dióxido de carbono;
c) Incentivar a produção agrícola e extrativista sustentável;
d) Diminuir, até a erradicação, o desmatamento na Amazônia;
e) Criar Programa de Incentivo ao Reflorestamento e criação de áreas verdes;
f) Apoiar iniciativas sócio-ambientalmente sustentáveis;
g) Criar políticas setoriais que garantam a constituição de uma cultura de consumo consciente e responsável.

José Serra
Preparou um linda cartinha de amor aos brasileiros, dizendo o que o Brasil quer e ele também. Veja que fofinho:
“A maioria dos brasileiros quer um meio ambiente saudável, cada vez mais limpo, onde
o ar que respiramos e a beleza de nossas terras e florestas sejam protegidos. Eu também
quero.”

Marina Silva
Única candidata que consegue tecer um plano onde relaciona meio ambiente e sustentabilidade com todos os eixos de atuação do governo, como economia, desenvolvimento urbano e transparência de processos. VALE MUITO A PENA BAIXAR O DOCUMENTO NO LINK ACIMA E ESMIUÇAR.

Vai Marina!!! ;)

Plinio
Não achei nada relativo ao assunto.

Rui Costa Pimenta
Não achei nada relativo ao assunto.

CANDIDATOS A GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Aloisio Mercadante
Preservação Ambiental
Para o Governo Mercadante, o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo deve ter sustentabilidade ambiental e priorizar a conservação dos recursos naturais. As diretrizes gerais para este segundo eixo prioritário são:
Mudar a matriz energética, implantando medidas visando à redução da emissão de gases de efeito estufa.
Fomentar a geração de fontes alternativas de energia, como o biocombustível, a energia solar e a eólica.
Aperfeiçoar o Sistema Estadual de Meio Ambiente fortalecendo o Sistema Nacional;
Implantar o Programa de Gerenciamento Costeiro;
Investir em programas de educação ambiental; na gestão dos recursos hídricos, na preservação dos lençóis freáticos, nos programas de tratamento de resíduos sólidos e na proteção às matas ciliares, mananciais e áreas de reservas ambientais.
Defender uma Reforma Tributária que incorpore a dimensão ambiental;
Estudar mecanismos de compensação para municípios com áreas de mananciais e de preservação ambiental, e de pagamento por serviços ambientais;
Saneamento Ambiental
A água deve ser tratada como bem estratégico para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico e social do estado.
Para reverter esse quadro, as principais diretrizes do Governo Mercadante são:
Buscar a universalização do acesso ao serviço de abastecimento de água, coleta de esgoto e do tratamento do esgoto coletado, e ampliação da tarifa social.
Englobar todos os municípios paulistas, tantos os operados pela Sabesp como os autônomos.
Democratizar as relações da Sabesp com os municípios.
Reinvestir no próprio setor, os dividendos pagos pela Sabesp ao Governo do Estado, fruto do desempenho econômico e financeiro da empresa

Geraldo Alckmim
Meio Ambiente e Saneamento
• Aumentar a cobertura vegetal do Estado, com a expansão das florestas de proteção permanente e de exploração econômica, em parceria com o setor privado e o terceiro setor
• Implementar as medidas necessárias para cumprir os compromissos expressos na recente Lei Paulista de Mudanças Climáticas
• Diminuir a emissão de CO2 na atmosfera estimulando principalmente o transporte de carga e de passageiros sobre trilhos
• Fortalecer e ampliar o Sistema Estadual de Parques e áreas protegidas
• Ampliar as políticas estaduais de destinação e tratamento de resíduos sólidos
• Estimular e ampliar a coleta seletiva e a reciclagem de lixo no Estado de São Paulo e o programa Lixo Mínimo, em parceria com as prefeituras
• Fortalecer os programas Município Verde e Azul e os programas de educação ambiental
• Expandir e fortalecer a atuação da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp)
• Ampliar as ações de aumento da eficiência e redução de perdas de água, e incrementar os programas de uso racional da água
• Ampliar o número de municípios com universalização do tratamento dos esgotos propostas eleições 2010
• Fortalecer os Programas Água Limpa e Córrego Limpo
• Executar o plano estadual de macrodrenagem, em especial nas áreas metropolitanas, em parceria com a prefeituras
• Implantar o Parque Estadual das Várzeas do Tietê
• Avançar com o programa de despoluição dos Rios Tietê e Pinheiros

Anai Caproni
Não achei nada relativo ao assunto.

Celso Russomano
Não achei nada relativo ao assunto.

Luis Carlos Prates – Mancha
Não achei nada relativo ao assunto.

Paulo Skaf
Resíduos
Estímulo a Programas de Logística Reversa servirá para que as empresas recolham uma maior quantidade de embalagens e, consequentemente, reduzam a quantidade de lixo disponível. O Governo irá repassar ICMS aos municípios em parcela proporcional ao percentual da coleta seletiva do lixo.
Diminuição do consumo industrial de água e energia
A diminuição do consumo industrial de água e energia será estimulado através da redução proporcional do ICMS para produtos feitos em empresas que alcancem metas de redução de consumo estabelecidas pelo Governo Skaf.
Planos de Manejo dos Parques
Há diversos parques no Estado de São Paulo que possuem baixa frequência de uso pela população. Uma das causas dessa subutilização é a falta de Planos de Manejo dos Parques Estaduais Paulistas, que será feita pelo Governo Skaf por meio da Fundação Florestal.
Agilidade no licenciamento ambiental
O Governo Skaf irá agilizar o licenciamento ambiental no Estado de São Paulo através da desburocratização da estrutura da CETESB, com apoio de informatização e capacitação do corpo técnico e planos de carreiras.
Estímulo à inovação e uso de tecnologias mais limpas
O Governo Skaf irá estimular parcerias entre as Universidades e as Indústrias paulistas para o desenvolvimento (Universidades) e Uso (Indústrias) de tecnologias que produzam uma menor quantidade de poluentes, resultando, em consequência, em menores custos de tratamento dos resíduos.
Programa Ficha Limpa Ambiental
Certificação ambiental dos fornecedores de produtos, insumos e serviços para o Governo do Estado de São Paulo. As empresas só fornecerão para o Estado se estiverem em conformidade com a Legislação Ambiental.

CANDIDATOS A SENADOR PELO ESTADO DE SÃO PAULO

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL PELO ESTADO DE SÃO PAULO

CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL PELO ESTADO DE SÃO PAULO

E mais, não deixem de acessar o site do Ficha Limpa, para não votar em pilantras, ok!
http://www.fichalimpa.org.br