terça-feira, 22 de novembro de 2011

descarte de esmalte: a saga continua

Gente,


Escrevo esse post com vontade de chorar (ó vida cruel...), ou no mínimo mandar á merda certos fabricantes que não dão a mínima para suas consumidoras e consumidores. Aliás dão sim: se preocupam, claro, com o quanto de suas marcas eles podem consumir: punto e basta.


Depois que meu post foi linkado no querido Vende na Fármacia?. incrivelmente os fabricantes começaram a dar sinais de vida. Daí em diante, gatas e gatos, foram só PÉROLAS, pra não dizer outra coisa.
Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar...


A Risqué continua se fazendo de morta pra mim, mas respondeu para uma colega, podem ver nos coments abaixo, e subescrevo aqui:


Sra. Vivian, bom dia!

Obrigada por nos contatar.
Quanto à sua dúvida, sugerimos que procure a coleta seletiva de sua cidade, a fim de mais informações.
Ficamos a sai disposição para esclarecimentos.

Hypermarcas
SAC Consumo
Telefone : 0800.011.1145



Tradução: se vira minha filha, vai procurar na sua cidade como descartar porque não TEMOS NADA A VER COM ISSO.


A Ludurana, acabou de me responder:



Olá Renata!
 
Peço desculpas pela demora a lhe responder.
Seu e-mail havia sido direcionado à outra pasta.
Sobre onde jogar esmalte fora, nunca jogue em água corrente. Ali Há muitos corantes e solventes que podem contaminar a água. O ideal é jogar num papel, esperar secar e enviar para incineração em um lugar adequado. Ou  jogar num papel, esperar secar e jogar no lixo RECICLADO. Nas cooperativas de reciclagem eles têm como incinerar isso de maneira correta.
E a acetona que foi usada para limpar o vidrinho? Deixa evaporar! Ou joga-se num papel absorvente (higiênico, guardanapo… algo assim) espera evaporar, depois jogo o papel fora. Isso serve também para os algodões que usamos para tirar o esmalte.
O vidro, após limpo com a acetona, pode ser encaminhado à reciclagem normalmente.
 
Posso lhe ajudar em mais alguma coisa?
 
Atenciosamente,

Nina
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Ludurana - A sua nova marca.

Tradução: nós pesquisamos, inclusive em alguns blogs de esmalteras (porque eu - Renata - vi isso escrito em blogs!). Não jogue na água, mas mande para aterros no papel toalha ou então na reciclagem, para contaminar os catadores. NÓS NÃO TEMOS RESPONSABILIDADE SOBRE ISSO. A embalagem você pode mandar pra reciclagem.

A 5Cinco, que pra mim estava morta, me ligou hoje informando sobre os procedimentos, dizem que posso enviar as embalagens com esmaltes via SEDEX, eles pagarão. Só preciso entrar em contato para dizer quantos vou mandar, meus dados, etc. Segundo o SAC, eles tem uma empresa contratada, que faz o gerenciamento e a reciclagem do esmalte em si. Dizem que é complicado, pois tem locais onde não tem distribuidor, e aí fica mais difícil de encaminhar. 
Acho legal, mas disse que eles devem pensar em facilitar esse processo, e que devem criar um fluxo que possa ser divulgado e seguido por consumidoras e manicures, salões de beleza, etc, pois não sou só eu que tenho essas questões... Mas se mostraram super abertos a aceitar as sugestões. Pedi que eles me enviassem um email com procedimentos que qualquer consumidor pudesse seguir, pois eu ia divulgar no blog. Ficaram de me mandar.

A Colorama - HÁ HÁ HÁ.
Respondeu:

Boa Tarde Renata,
Agradecemos imensamente o seu contato.
Em atenção ao seu questionamento, no que se refere à reciclagem das embalagens vazias dos produtos de nossas marcas, sugerimos consultar, através da Prefeitura os Postos de Coleta Seletiva de sua Cidade. 

No entanto, informamos que a noção de sustentabilidade, desenvolvimento que não compromete o futuro, é uma realidade dentro de nossa empresa. Temos como compromissos promover a inovação sustentável ao integrar os princípios de sustentabilidade em nossos processos, tais como a política de redução de embalagens que traz repercussões benéficas ao longo do ciclo de vida de uma embalagem.

Além disso, embalagens que respeitam o meio ambiente, como por exemplo, aquelas cujos cartuchos de papelão são provenientes de florestas administradas duravelmente.

Internamente, a nossa empresa conta com um Programa  Interno de Reciclagem com Postos de Coleta Seletiva em suas Áreas Administrativas.

Informações detalhadas sobre as iniciativas globais de preservação do meio ambiente da L'Oréal podem ser encontradas no site : www.loriaiaal.cokshsm.briii. (vá se ferrar, não vou linkar aqui).

Um abraço,

Roberta Andrade
Contact Center 
Grupo L'Oréal Brasil

Tradução: se vira minha filha, vai procurar na sua cidade como descartar porque não TEMOS NADA A VER COM ISSO. Maaaas fazemos coisas internamente e somos muito ecológicos! Só não nos responsabilizamos mesmo pelo gerenciamento dos esmaltes que NÓS FABRICAMOS.


A Mohda, foi bem!
Houve toda uma busca interna por informações antes de responder qualquer merda (alô Risqué, Colorama, Ludurana!).
Ainda continuam no "me envia que damos um jeito", mas é uma luz no fim do túnel, sinal de que a marca se preocupa em atender as demandas dos consumidores. Mas tem que melhorar!



Olá Renata,
Primeiramente, me desculpe o atraso em responder o seu e-mail, porem, estávamos verificando a melhor forma de te ajudar.
Muito obrigada pela preocupação ..

Por favor, leia os e-mail a baixo, e me informe o seu endereço para vermos o melhor meio de retirada dos vidros.

Aguardo contato,
Att.,
Marcela Goulart



De: pedro goulart [mailto:comercial@mohda.com.br]
Enviada em: terça-feira, 22 de novembro de 2011 13:00
Para: sac mohda
Assunto: Fw: Fw: Formulario de contato enviado pelo Site
Prioridade: Alta

Marcela,
Realmente, somente o fabricante possui o CADRI, conforme resposta abaixo de nossa química, Informo que, os órgãos competentes ainda estão em estudos para regularizar a forma mais pratica de viabilizar este descarte e, tão logo sejamos instruídos, estaremos fazendo a divulgação em nossas redes sociais. No momento, o que esta ao nosso alcance é solicitar à consumidora que envie o material em seu poder diretamente para a fabrica, sendo que o custo desta postagem deverá ficar por conta da Puella ou nosso. Dependendo do endereço, poderemos fazer a retirada do material diretamente em sua residência, evitando maiores transtorno.
No mais, transmita nossos parabéns à consumidora pela preocupação com o meio ambiente.

Att,

Pedro Goulart 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, November 22, 2011 12:25 PM
Subject: Fwd: Fw: Formulario de contato enviado pelo Site



Mensagem original
De: auricelia.puellalaboratorio < auricelia.puellalaboratorio@bol.com.br >
Para: pedro goulart < comercial@mohda.com.br >
Assunto: Re: Fw: Formulario de contato enviado pelo Site
Enviada: 17/11/2011 15:48


Boa tarde Marcela,
O fabricante do produto deve, e somente ele tem  o CADRI ( documento especifico) para dstinação deste produto, portanto o cliente pode destinar para o fabricante.

Att, Célia



Célia,

Nos ajude com a resposta. Por favor. URGENTE

Pedro
----- Original Message -----
From: SAC MOHDA
Sent:Thursday, November 17, 2011 3:05 PM
Subject:ENC: Formulario de contato enviado pelo Site
Pedro, você poderia me ajudar nessa resposta ?

Att.,
Marcela



De:Renata Crivoi De Castro [mailto:sac@mohda.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 16 de novembro de 2011 16:58
Para: sac@mohda.com.br
Assunto:Formulario de contato enviado pelo Site

Formulario de contato enviado pelo web-site

Nome: Renata Crivoi De Castro

Email: renatacrivoi@yahoo.com.br

Telefone: (11) - 84476804

Cidade: São Paulo

Olá. gostaria de saber como descartar as embalagens de esmaltes vencidos. e o conteú do, o esmalte em si, vencido, como descartar adequadamente? com a nova lei da política nacional de resíduos sólidos, valerá a logística reversa, ou seja, deverei encaminhar meus frascos com esmaltes vencidos de volta para a fabricante. como vocês se adaptarão a isso? aguardo resposta.
RESUMO DA ÓPERA DOS MALANDROS:
Eu fico REALMENTE MUITO PUTA com os descaso dos fabricantes nesse caso. É MUITA IRRESPONSABILIDADE, FALTA DE SENSO. A verdade é que eles andam e cagam pros consumidores e pro meio ambiente. O que mais me impressiona é que grandes marcas - Colorama e Risqué - foram as mais inúteis nesse sentido. Esperava mais, confesso. E que as marcas ditas menores no mercado estão um passo à frente.
Mas miha ingenunidade foi-se há tempos, e agora a política comigo é assim: NÃO USO MAIS COLORAMA, NEM RISQUÉ, NEM LUDURANA, por enquanto. Vão às favas com seus esmaltes! Eu como consumidora ME RECUSO a consumir de um fabricante tão tão tãããão indiferente! E TEM QUE SER ASSIM GENTE, COM TUDO! Não só com esmaltes, mas com o que consumimos no dia a dia, mesmo. 
Vou de Mohda e Hits, que eu gosto e sei que terei a oportunidade de fazer um descarte mais ou menos adequado (melhor que nada) e que eles estão um tico preocupados com isso.
Eu acredito que se enquanto consumidores pressionarmos e cobrarmos, eles vão se adaptar, até porque agora é lei. Lei que você pode conferir e tirar sua próprias conclusões nesse link.
Espero que as consumidoras conscientes loucas por esmalte também deixem de consumir dessas marcas, porque afinal hoje temos muito mais opções que podem ser menos agressivas ao meio ambiente - que por sua vez é responsabilidade NOSSA. Não dá mais pra ser indiferente ou irresponsável quanto à isso.



12 comentários:

Polyana disse...

Se é lei, é lei. E se todas, eu digo TODAS nós simplesmente começarmos a mandar TODOS os nossos restinhos de esmaltes para o escritório de cada marca? Simples assim, enfia num envelope e manda! Então podemos dizermos também: Então, querido fabricante, procure o serviço de coleta da sua cidade! SE VIRE!
O que será que aconteceria?

Vivian disse...

"se vira minha filha, vai procurar na sua cidade como descartar porque não TEMOS NADA A VER COM ISSO."
Foi bem isso que senti mesmo! ¬¬
Nem sei se existe (ou funciona) coleta seletiva no fim de mundo que eu moro!
Outra: com certeza a Ludurana copiou isso (sim COPIOU E COLOU) porque com certeza absoluta eu li isso, dessa mesma forma.
Concordo com a Polyana: querido fabricante, SE VIRE! ¬¬

Vivian disse...

Renata, no seu comentário do post anterior vc explicou melhor sobre a Política Nacional de resíduos sólidos e com base nisso escrevi outro email para Risque, transcrevo:

"Boa noite! Procurei maiores informações com a coleta seletiva da minha cidade e realmente eles fazem o tratamento de materiais recicláveis.
Porém a dúvida principal seria com os resíduos, já que eu tenho que esvaziar o vidro para descartar na coleta seletiva. Então, o que faço com o esmalte?
Me informei mais sobre esse assunto e de acordo com a nova lei de resíduos sólidos (LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. - Política Nacional de Resíduos Sólidos), o fabricante tem que se responsabilizar pelo recolhimento e tratamento dos resíduos pós-consumo, no caso o esmalte, ainda mais por ser um resíduo potencialmente contaminante. Como que a empresa de vocês atuam nessa questão?"


Até que fui bem educadinha né? :D
Assim que me responderem, aviso pra vcs! :)

Sofia disse...

Olá Renata! Como vai?
Li uma notícia sobre como descartar vidros de esmaltes segundo pesquisadores da UFSCar e fiz um post baseado na sua saga e no que os pesquisadores falaram. Está lá no meu blog. Depois dá uma passadinha por ali http://color-block.blogspot.com.br/2012/06/como-descartar-embalagens-de-esmalte.html
Bjim!

Natalia disse...

Hahaha!Muito esclarecedor!
Adorei!
Esses dias joguei uns potinhos de esmalte no lixo reciclável porque não sabia o que fazer com eles. Empurrei o problema pros coitados dos trabalhadores da cooperativa.
Imagino que eles realmente saibam melhor o que fazer com os produtos que essas empresas que vc citou não sabem.
Fico também pensando sobre remédios, pomadas... Estou com uma coleção de pomadas, antibiótico e agora tá na gaveta e no banheiro esperando sair da validade...

disse...

Natalia, se vc tiver em Sampa, os medicamentos você pode levar em qq farmácia das Unidades Básicas de Saúde ou AMA. OU então em algumas Farmais e Droga Raia!

disse...

Legal o seu post Sofia! valeu!

Anônimo disse...

Este assunto é importantíssimo. Estou na mesma situação. Faz uns dois meses descarteis alguns frasquinhos (com restos esmaltes) em um local específico na "Renner" (havia lido que estavam começando a coleta de frascos de esmaltes). No entanto, ao ver que os clientes da loja estavam usando aquele local para colocar lixo comum também fiquei um pouco insegura. Cheguei a descartar, mas fiquei me sentindo mal. Desde então continuo guardando frasquinhos com e sem esmalte, esperando uma solução correta.

Rafaella Souza disse...

Oi Renata, tudo bem?
Comecei a ler sobre a sua saga, e fiquei interessada em saber: você não contactou a Avon? Eles também fabricam esmaltes, e sei que pelo menos as embalagens de algumas maquiagens eles aceitam de volta para reciclagem (num programa tipo ecycle, não lembro o nome).

Bem legal sua busca, viu?

Samara Arsego disse...

Oi Renata! Tudo bem??
Primeiro, parabéns pela matéria sobre os esmaltes!! Era exatamente o que eu procurava!
Há tempos venho acumulando vidros sem saber o que fazer e tinha lido exatamente isso que foi citado, colocar em jornal a parte líquida e limpar o vidro e mandar para as unidades de triagem de recicláveis da cidade.
Mas e a PNRS?? Fico feliz que existam pessoas como você que se prestam a procurar a empresa (o que eu também farei agora para ver a resposta das empresas) e pedir um posicionamento da mesma.
Infelizmente as empresas não se preocupam, vão se preocupar quando isso começar a gerar multas, quem sabe...
Espero que sua persistência quanto a procura de locais corretos para o descarte não termine. Tenha certeza que ao ler isso, muita gente se mobiliza e é um estímulo para todos nós começarmos a cobrar mais e questionar sobre a responsabilidade dos fabricantes.
Obrigada pelas informações e reflexões!!

Abraço

Patty Kirsche disse...

Legal seu texto. Eu estou com um saco cheio de restinhos de esmalte para ser descartado há tempos. Acho que deveria ter um posto de coleta em cada cidade. Soube que a Risqué colocou um no bairro da Liberdade (São Paulo), mas não sei se ainda está lá. E é meio longe pra mim, de qualquer forma.

Anônimo disse...

Boa Tarde, eu tbm achei um absurdo. Hj fui procurar na internet a forma correta de descartar esmaltes e me deparei com está questão...não seria melhor as empresas que vsndem disponibilizarem um coletor nas perfumarias e eles ficarem responsáveis por isso? Claro que isso só ida acontecer se a prefeitura obrigar. Lamentável. Moral da história...vai acabar no lixo comum e contaminando a água gerando mais gasto para a própria prefeitura. Sandra