quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Chuva, Temporal, e o caos na cidade

Oi amig@s!!!

Entra ano e sai ano, sempre a mesma história. Quer dizer, mesma não, porque vai ficando pior na verdade. Chega o verão, o calor, e a chuvarada, os temporais de 1 hora, os alagamentos, o trânsito piorado, o caos na cidade.

Todo mundo (ou quase todo mundo) se lembra do quão é ruim jogar lixo na rua, nos córregos e rios. Todo mundo pensa em quanto carro tem em São Paulo, que fica mais instransitável em dias de tormenta. É assim.

Daí, inspirada por isso, resolvi fazer esse post. E já começo dizendo que o buraco é muito mais embaixo do que jogar lixo na rua. Claro, essa é uma das coisas que devemos fazer SEMPRE, mas há muitos outros aspectos envolvidos nessa questão. A impermeabilização do solo, escassez de áreas verdes, muito carro na rua, poluição nas alturas, mal planejamento urbano, lixo por todo lado, dá pra ficar até amanhã discorrendo sobre o assunto.

Mas o foco aqui é: e o kiko? “kiko” tenho a ver com isso? O que posso fazer para amenizar o problema?

1. exercer minha cidadania

2. exercer minha cidadania

3. exercer minha cidadania

Isso é o que podemos fazer minha gente. Aproxime-se de sua subprefeitura, dos vereadores da sua região e os cobre. De tudo e mais um pouco. Envolva-se com a vida comunitária. Saiba de seus direitos e deveres. E pare de jogar lixo no chão, hahahaha. Procura aliar-se a projetos de planejamento urbano, preservação ambiental. Vá nas audiências públicas que discutem o que será feito da SUA cidade. É dessa forma que podemos minimizar os estragos. Na atitude diária, sempre.

E para você que é um sortudo e tem um trabalho moderno e liberal: vá trabalhar de manhã na “firrrma”, e trabalhe em casa a tarde, que é quando ocorrem a maioria das chuvas. ou então trabalhe mais dias em casa. Isso deveria ser lei nas empresas de janeiro a março. HÁ.

E pesquisando achei um postezinho bacana na Veja (???), vale a pena dar uma olhadela, aqui.

E para não dizer que chuva é só desgraceira, uma animada:

QUE BELEZA!

Fui!