sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NATAL ECOLÓGICO

 

natal_ecologico

No natal de 2009, postei aqui algumas dicas para um natal mais sustentável. E que ok, continuam valendo as dicas para 2010, mas……… não deixam de se referir a consumo, consumo, consumo, consumo e mais um pouquinho de consumo.

Esse ano eu não vou dar nenhum presente. Pra ninguém. Isso significa que não gosto das pessoas, não as valorizo? Onde está escrita essa lei? Quem foi que falou que temos que demonstrar nosso afeto por meio de coisas materiais, se é justamernte o imaterial que representa nossos sentimentos?

Claro, é gostosinho dar um presente. Mas isso definitivamente não deveria ser a obrigação do natal. Até porque, o dinheirinho anda curto não é não?

Em 2010 (de novo eu pensando e repensando nas férias) eu dei muitos, muitos, muitos abraços nas pessoas que eu amo. Deixei de fazer algumas coisas minhas para que meu marido fizesse as dele, segurei umas barras com ele. Dei uma força ao meu irmão, esperança, conforto. Apoiei amigas em romances equivocados, dei ombro, ouvidos e sorrisos. Fiz muitas pessoas sorrirem. Defendi um colega de trabalho e me ferrei. Amei loucamete meu pai e minha mãe, fui todos os fins de semana passar o sábado a tarde com eles. Arrumei trabalhos para alguns conhecidos. Trabalhei em prol da minha cidade, e não foi pouco. Defendi minha equipe, trabalhei por eles. Dei conselhos quando me foram pedidos. Cobri buracos. Fiz um sem número de favores. Aguentei chatices e paranóias de bom humor. Atendi telefonemas de madrugada. Ajudei cahorros de rua. Cuidei da minha cachorra. Ajudei amigos nos seus trabalhos. Disse um infinito de “eu te amo” ao longo de 2010.

Quais presentes mais eu preciso dar? 

Nesse natal e ao longo de 2011 eu vou abraçar, beijar, carinhar, estar junto, ser amiga, irmã, filha, esposa, chefe, subordinada, como sempre fui. E amando, com sempre amei. Isso é o que de melhor posso dar. E o que de melhor podemos desejar de presente.