quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

comprar produtos orgânicos

agricultura%20organica

Oi gente!

Esses dias conversando com uma amiga minha sobre compras responsáveis, consumo responsável, acabamos chegando na questão que todos chegam quando conversam sobre isso: mas é tudo tão mais caro!

É. É mesmo.

E… o dinheiro anda curto (não tenho muitos amigos milionários…), a preocupação com o meio ambiente e a saúde é grande, mas comprar produtos orgânicos ainda é tarefa árdua para os mortais que até então iam na feira ou no supermercado fazer suas comprinhas, e agora querem ter um estilo de vida mais sustentável. Mais ainda para aqueles que tem que alimentar 1, 2, 3, 4 e sei lá mais quantas bocas! Difícil…

Hoje mesmo, no mercadinho do lado de casa, com 40 reais no bolso para fazer compras da semana e a listitnha nas mãos. O objeto da compra: ovos. 6 ovos orgânicos: 3,99. 12 ovos não-orgânicos: 3, 65. E minha cara: :/ (cara de concha). Desculpa Deus, levei ovos não-orgânicos.

Bom gente, fui pesquisar por aí algumas opções mais em conta de comércio desse tipo de produto, já que pretendo também consumir mais orgânicos do que já consumo hoje em dia.

O produto orgânico, vale dizer, é cultivado sem agrotóxicos, pesticidas, hormônios e essas coisas ruins que fazem mal à saúde, além de preservar a terra e a natureza. Mas não é só adquirindo orgânicos que você estará livre de arder no mármore do inferno, hahaha. Seu consumo é válido para impedir o corpo de se empanturrar de produtos tóxicos, valorizar produtores locais e ajudar o planeta. Ponto.

Dá para levar uma vida mais equilibrada e sustentável mesmo sem consumir TUDO orgânico. Como?

Dando preferência a frutas e legumes da estação, nacionais. Planejando suas compras, comprando o necessário para evitar desperdício. Optando por alimentos integrais. Comprando roupinha no brechó. Largando o carro em casa pelo menos 2 vezes na semana. Carregando suas comprars em sacolas não descartáveis. Participando de clubes de compras. Comprando na quitanda do seu Zé e não na “quarta-feira carrefour”. E por aí vai...

Mas o assunto aqui são os orgãnicos. Provavelmente você vai ter que rodar, ir meio longe da sua casa pra comprar, pois não é qualquer lugar que comercializa esse tipo de produto. A não ser que você possa pagar 500 reais num saquinho de açúcar e arroz orgânico no Pão de Açúcar… mas aí é outra conversa.

Então abaixo alguns links para compras desses produtos, mesmo online. Faz assim: encare o dia de fazer compra como um bom  passeio, e busque na sua região produtores (se você mora na região sul ou norte de Sampa então fica legal, essas regiões tem muitos produtores rurais).

Mas basicamente é isso: ainda requer um certo esforço ser Um Tiquinho Sustentável! Mas que é gostoso, isso é!

http://www.chacaradeorganicos.com.br/

http://www.aao.org.br/qsomos.asp

http://planetaorganico.com.br/site/index.php/venda3?v=1&sigla=SP&municipio=4802

http://www.quintaldosorganicos.com.br/

http://sementesdepaz.org/

http://www.shoppingnatural.com.br/central.php?lj_numero=0008&lj_nome=Sabor+Natural&shop_prod=

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/agricultura_limpa/orientacao_tecnica/index.php?p=22770

domingo, 9 de janeiro de 2011

atitude solidária

"Seres humanos estão na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar." - Chico Xavier -



essa semana Sampa sofreu com as chuvas torrenciais, como sempre. tristes momentos onde a água, fonte da vida, vira sinônimo de desgraça...


e no meio de tudo isso, ainda tem gente que, com a casa debaixo d'água, tem espaço no coração e na atitude para ajudar cães em situação de perigo, como fez essa senhora na região do Aricanduva, região esta que sofre pacas com as enchentes de verão.

eu imagino o desespero de uma pessoa ao ver sua casa indo pra debaixo d'água, mas não consigo entender como a pessoa pode se preocupar mais com sua geladeira, fogão do que com a VIDA do seu cachorro, que com certeza não a abandonaria num momento de fuga!