segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Esmalte vencido: o que fazer com ele?


Como sou apaixonada por esmaltes, recebi outro dia a fatídica pergunta: como descartar corretamente os esmaltes Renata?
Morri.
Porque claro, como quase todo material potencialmente contaminante para o meio ambiente, em Sampa não temos ainda um fluxo de descarte adequado. #sucks
Algum tempo atrás me debrucei sobre isso, podem pesquisar aqui no blog nas tags beleza sustentavel e cosméticos, mas não achei nenhuma informação substancial pra postar por aqui.
Tá, não que eu tenha achado nada mais preciso sobre isso, mas resolvi postar mesmo assim, pra deixar todo mundo de orelha em pé!
Só pra se ter uma ideia do que há nos esmaltes, olha aqui:
- PMMA (polimetilacrilato): plástico que garante a ligação entre os componentes do esmalte, fazendo com que eles se misturem. Por causa dele, o esmalte não escorre das unhas.
- Esteralcônio de Hectorita: triturado, o esteralcônio é usado em forma de pó no esmalte, virando uma espécie de cola, que permite que o esmalte fixe nas unhas.
- Nitrocelulose: transforma a mistura dos componentes do esmalte em um filme plástico e maleável que cobre as unhas.
- Copolímero de Etileno: é ele quem garante que o "filme" criado pelo esmalte não se despedace. É este componente que faz com que ele saia das unhas em forma de lascas caso se tente arrancá-lo.
- Poliuretano: tem função importantíssima no esmalte, pois é este elemento que integra os pigmentos ao resto da fórmula. Por serem insolúveis, os pigmentos decantariam sem o poliuretano, acumulando no fundo do vidro.
- Resinas: proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade.
- Solventes: são responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte.
- Corantes: dão cor aos esmaltes.
- Agentes de Suspensão: auxiliam a manter os corantes suspensos, sem decantar o produto.
Com a nova lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, valerá a logística reversa, ou seja, deverei encaminhar meus frascos com esmaltes vencidos de volta para a fabricante. Mas como as empresas estão se adaptando a isso? Escrevi para o SAC das empresas mais conhecidas (Risque, Colorama e Impala) e ainda não recebi nenhum sinal de vida!
A pergunta pra eles foi a seguinte:
Olá. Gostaria de saber como descartar as embalagens de esmaltes vencidos. E o conteúdo, o esmalte em si, vencido, como descartar adequadamente? Com a nova lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, valerá a logística reversa, ou seja, deverei encaminhar meus frascos com esmaltes vencidos de volta para a fabricante. Como vocês se adaptarão a isso? Aguardo resposta.
Vamos ver se responderão e o que responderão, vou avisando por aqui.
Essa é uma questão muito importante, gatas e gatos! Quantos milhões de vidrinhos sendo consumidos e descartados no Brasil? E de um material potencialmente contaminante para o meio ambiente. Demora muito pra vencer, fato. Mas por enquanto eu despejo o esmalte num vidro com tampa e guardo até saber o que fazer com o bendito... e o vidrinho lavo com um tico de acetona e encaminho pra reciclagem.
Mas precisamos ter opção para encaminhar o esmalte adequadamente, lindas e ecológicas! Vamos aguardar cenas do próximo capítulo!

----------- UPDATE ---------------------------
A resposta da Risqué à pergunta acima, via comentário no Facebook, foi a seguinte:

Oi meninas! A embalagem pós-consumo dos esmaltes poderá ser descartada juntamente com os resíduos de vidro para reciclagem. Não descartar no solo ou na rede de esgotos.
Beijos

"É pra rir ou pra chorar? Fala sério!"

Escrevi novamente:
Tá... Mas onde descarto os esmaltes vencidos? Não no solo nem na rede de esgoto, mas onde? Posso mandar de volta para a fabricante, como manda a nova lei de resíduos sólidos? Vocês precisam resolver melhor essa questão, e dar respostas mais adequadas, não acham? Ou então Risqué será banida da minha coleção de esmaltes. E acho que não só da minha, mas das consumidoras conscientes e responsáveis também. Aguardo retorno...

VAMOS VER O QUE VEM A SEGUIR...

iNCLUSIVE ENTREI HOJE EM CONTATO VIA SAC/EMAIL PARA FAZER A MESMA PERGUNTA, COM AS SEGUINTES MARCAS:

Big Universo
Dote
Top Beauty - site fora do ar
Impala
Colorama
Hits
Ludurana
Mohda
Rivka
Cinco


Vamos ver quem vai se dignar a responder e quem anda pensando no assunto...

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Renata! Alguma resposta? Tenho alguns vidrinhos para descartar e nao sei como. Obrigada, Cilene.

Jaqueline Soares disse...

http://socialgatas.blogspot.com.br/2012/06/como-limpar-vidro-de-esmalte.html Passo a passo de como limpar, depois é só entrar para alguma pessoa que revenda vidro e plástico. Espeto que ajude.

Jaqueline Soares disse...

ops, entregar*** e não "entrar" rs

Anônimo disse...

Oi! É muito interessante esse assunto apesar de ainda não termos muitas respostas. Também estou querem saber um pouco mais, até estou desenvolvendo um trabalho e pretendo ajudar um manicure a resolver essa problema.só que o dela e bem pior pois os esmalte dela nem chegam a vencer e já não dão mais para usar pois algos secam muito rápidos ou vêm com defeito. Isso gera muito prejuizo para ela.
Alguma sugestão sobre isso? Obrigado, Mayara

Carmem disse...

Olá, gostaria de saber se houve algum tipo de resposta por parte dos fabricantes!

tenho alguns vencidos aqui e quero fazer o descarte correto.

obrigada,

Mariana disse...

Olá,
Obteve alguma resposta? Estou preocupada com o que fazer com os inúmeros vidros de esmalte vencidos que tenho aqui em casa :/

Anônimo disse...

Olá, você teve alguma resposta??? Abraços.