sábado, 30 de abril de 2011

AMÉLIA E AMÉLIO PÓS-MODERNOS E CONSCIENTES: FAXINA ECOLÓGICA


Oi pessoal!

Por várias vezes, em twitter, facebook e etc, compartilhei algus links sobre uma bela faxina ecológica, para Amélias e Amélios (claro!) conscientes. Eu mudei meus hábitos para limpar a casa, buscando ser um tiquinho sustentável hehe, e achei que seria interessante dividir com vocês as dicas.

Mas pra que isso Renata? Coisa chata…
tsc tsc...
Razão número 1: preserva sua saúde e da sua família, ao evitar o contato com produtos altamente voláteis (fica respirando num ambiente cheio de cândida pra ver), tóxicos e com alto potencial alergênico. Razão 2: evitar a contaminação do meio ambiente por produtos saneantes não biodegradáveis. Razão 3: diminuição na quantidade de embalagens que vão pro lixo. Razão 4: porque você é inteligente, sensível, gente boa e uma ótima (o) dona (o) de casa!

Bem, eu tenho uma diarista que vem uma vez por semana em casa fazer uma limpeza mais pesada, então a primeira coisa nesse caso (pra quem também tem diarista ou empregada) é orientar corretamente sobre o uso de novos produtos e procedimentos. Elas em sua maioria estão acostumadas a usar litros e mais litros de produtos altamente contaminantes, e poderão, se instruídas corretamente, levar as informações e práticas adiante. Fora que é importante que elas entendam o quanto essa mudança pode proteger sua própria saúde no trabalho. Se você não tem uma diarista/empregada, essas dicas valem pra você, viu!

A segunda coisa é: aprenda a substituir produtos e reduza o consumo de produtos que considera insubstituíveis. Por exemplo: água (santa água), vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão bastam para fazer a limpeza de muita coisa. O limão tem poder desengordurante e o bicarbonato é um forte aliado na desinfecção, por exemplo. Fora o cheirinho gostoso. Fazer uma solução com esses produtos, com um pouco de álcool, pode substituir tranquilamente o Veja, o negócio pra limpar chão, fogão, geladeira, tudo! Se não conseguir por exemplo se libertar da candida, vale utiliza-la com mais parcimônia e beeeeeeem diluída em água: já faz efeito e você reduz o consumo.

A terceira coisa é: procure comprar produtos ecológicos, que agridem bem menos o ambiente, são biodegradáveis e fabricados pro empresas com um mínimo de responsabilidade ambiental. Os produtos Bombril daquela linha Ecológica são bons (tô usando alguns), e não são muuuuuito mais caros. Se você usar a quantidade correta eles duram bastante, o que compensa o valor um tantinho mais alto. Existem também uma linha de produtos de limpeza chamada Amazon, esses nunca usei, mas a proposta é a mesma.

Acho que esses 3 passos são o inicío de uma vida de faxina mais sustentável, sua casa vai ficar linda, cheirosa e limpa, e você feliz e satisfeito! Mais uma maneira de levar uma vida menos impactante, ajudando o planeta e a sua saúde!

Receitas ecológicas de produtos de limpeza do IPEMA

Dicas de limpeza para os cômodos da casa IDEC

post Faxina Ecológica da Revista IDEC

post do Mundo Verde bem legal com dicas de faxina verde

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Flashmobs, garrafas PET e puffs...

Não é de hoje que eu adoro um flashmob divertido.
Quando o divertido se une à conscientização, melhor ainda!
Anda circulando pela net o vídeo de um flashmob feito na França, que é bem interessante para sensibilizar as pessoas sobre a questão do consumo de plástico, o desperdício e o lixo jogado em qualquer lugar de forma inadequada. Muito bacana!



E para saber mais sobre a história da garrafa de plástico, um filhotinho do vídeo A História das Coisas, produzido pelo pessoal do Story of Stuff Project. Pense bem!
Para ver o vídeo com tradução, clique no botão (cc) no menu abaixo da tela.



Daí, se você estiver bem no espírito de consumir menos PET e reaproveitar garrafas, faça um puff bem lindo de garrafa PET, como mostra o vídeo abaixo, do pessoal do Projeto Tecnologia Ambiental.