segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SWU... sustentável?

Olás!

Andei pensando esses dias no festival SWU – Starts With You.

Não, não é porque o Rage Against The Machine vai tocar e eu fiquei louca de emoção, e eu vou... É por conta de toda a mensagem em prol da sustentabilidade que envolve o tal festival.

Segundo a organização do evento, "O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças." Para isso, organizaram um mega evento que reunirá grandes shows, um fórum de sustentabilidade e uma mostra de arte, a ser realizado numa mega fazendo em Itu, interior de São Paulo."

Daí não dá pra não pensar com meus botões, nas seguintes questões:

Grande jogada de marketing, unir o tema sustentabilidade num mega evento que visa, sobretudo, lucro, né? Por outro lado, é muito bom levar essas questões ao alcance do grande público, especialmente jovens um tanto quanto alienados que só querem saber de baladas e doideiras mil, como se o mundo não fosse nada além disso. No site inclusive há fóruns de discussão onde os internautas podem dar dicas de ações sustentáveis no dia a dia (tsc tsc, pérolas!). Vários artistas também apoiam a causa e se manifestam. Pronto, tá na boca do povo!

O preço dos ingressos não é nada sustentável, muito caros, chegando a R$580,00 (ui!) para um dia de evento. O foco está mesmo nas atrações musicais, e já que o compromisso é com a sustentabilidade, que tal se fosse dada a mesma emoção para o fórum de sustentabilidade e para a mostra de arte. Ainda não vi o destaque dos nomes que participarão desses dois últimos acontecimentos. A gente sabe, né, que a mudança de hábitos não depende só de ir num show e receber uma filipeta dizendo: faça reciclagem... A organização usou sabiamente as mídias sociais, fazendo a ideia se espalhar igual fofoca de madame e artista global. Uma beleza! Com isso temos que aprender...

Agora a parte que mais me faz refletir: como eles irão unir o discurso à prática? Hein? Hein? Porque organizar um evento para sei lá, 40 mil pessoas, e dizer que é sustentável precisa de muito esforço e vontade, e conscientização de verdade. Mandei um email para a organização do evento perguntando quais as medidas que seriam tomadas para reduzir os impactos do evento. Me responderam dizendo que estava tudo no site... Até tá, mas de forma muuuuuito genérica. Eu quero é saber o que DE FATO será feito, entendem? Parece que eles não entenderam...

Mas tudo bem, tudo bem... Vamos ver como vai ser. Eu vou no dia 09 ver o RATM (eba!), daí eu falo pra vocês se o festival foi sustentável mesmo.

Aqui o link para o festival: www.swu.com.br


 


 

Um comentário:

Carolina Belizário disse...

Também vou no SWU no dia 10. E tb fico acompanhando a palhaçada que a organização faz pelas mídias.

1 - Pelo Face e pelo Twitter eles pedem pra sermos mais conscientes, como coisas como "Utilize menos o computador", mas depois vem uma coisa assim "Acompanhe pelo nosso site a atração que teremos no dia 09" #fail

2 - Eu adoro o RATM, mas os caras se opõem a excentricidades capitalistas, em tese, ok? Se eu tivesse mais dinheiro iria ver o RATM, pq pra assisitir a um dia do festival, vou gastar uns R$ 200. #fail

3 - Outro dia postei no Face que tudo isso não deveria se chamar Start With You, mas sim Start With Then, pq não sei se alguém da organização lembrou, mas juntar muita gente emite muito carbono, não é mesmo? E como os artistas pensam em alcançar o foot-print? Eles vão plantar mais árvores? Eles vão mandar os equipamentos por navio, para diminuir os impactos ao meio ambiente?
Tem que começar com quem? Comigo ou com eles? #fail

E mais um monte de observações quanto ao SWU... Mas é melhor acompanhar essa baboseira nos comentários do Facebook. Enquanto eles querem ser 'cool-green', a galera quer que o SWU se foda!

auhauhauh! Excelente post, Bjo!