domingo, 6 de setembro de 2009

Chico Xavier e os animais

Para além de qualquer forma de religião ou crença, mas acreditando na força da natureza e que somos parte dela e responsáveis por ela, reproduzo abaixo trechos de alguns livros de Chico Xavier (notável médium espírita).
Simplesmente porque o amor entre seres humanos e animais não deve ser motivo de chacota, e são lindinhas essas historias!
Espero que gostem, e possam refletir.

Os biógrafos de Francisco Cândido Xavier são unânimes em destacar seu imenso e admirável amor pelos animais. Seu amigo Adelino da Silveira, que freqüentou sua casa muitos anos, conta algumas histórias sobre o assunto em dois de seus livros: Chico, de Francisco e Kardec Prossegue.

“Quantas vezes o vimos chegar às três horas da manhã, após haver atendido mais de mil pessoas, pegar seus gatos ou cachorros no colo, acariciá-los, para depois lhes preparar a comida com imenso carinho. Seus gatos, cachorros e até um coelho, animais irracionais de diferentes espécies, viviam harmoniosamente sob o mesmo teto e nós, seres racionais, da mesma espécie, do mesmo sangue, nem sempre conseguimos viver em paz dentro de nossos lares. O amor que ele dedica aos animais é alguma coisa que vai além de nossa compreensão” – comenta o escritor, relatando o porquê dessa sua conclusão. Chico chegava a dizer à senhora que cuidava da sua casa:– O mesmo alimento que comprar para nós, compre também para os nossos animais e, se o dinheiro não der, deixe de comprar o nosso, mas não o deles.

Adelino perguntou-lhe qual o animal mais evoluído espiritualmente e dele anotou a resposta:
– É o cão. O cão desperta muito amor e é modelo de fidelidade. As pessoas que amam e cultivam a convivência com os animais, especialmente os cães, se observarem com atenção, verificarão que os vários espécimes são portadores de qualidades que consideramos quase humanas, raiando pela prudência, paciência, disciplina, obediência, sensibilidade, inteligência, improvisação, espírito de serviço, vigilância e sede de carinho, infundindo-nos a idéia de que, quanto mais perto se encontram das criaturas humanas, mais se lhes assemelham, preparando-se para o estágio mais próximo da hierarquia espiritual.

Chico tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre o esperava, fazendo grande festa ao avistá-lo. Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se estivesse beijando-o. Ele falava:– Ah!, Boneca, estou com muitas pulgas...Imediatamente, ela começava a coçar o peito dele com o focinho. O cãozinho morreu velho e doente e o médium sentiu muito sua partida. Um casal amigo, que presenciara várias vezes essa cena, adquiriu para lhe oferecer, numa visita que ele fazia a São Paulo, uma filhotinha da mesma raça. O animalzinho estava envolto num pequeno cobertor, pois fazia frio e, quando Chico chegou, lhe foi passado aos braços e começou a lamber-lhe o rosto, ouvindo dele:– Ah!, Boneca, estou com muitas pulgas...Prontamente, ela esfregou o focinho no seu peito, como se estivesse atrás das pulgas. Em meio à emoção que se formou, surgiu esta explicação do recém-chegado:– Quando amamos nosso animal e lhe dedicamos sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta, para que não sintamos tanto sua falta. Assim, a Boneca está aqui, ensinando a esta filhotinha hábitos que lhe davam alegria. Nós, seres humanos, encontramo-nos na Natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos ajudar.

12 comentários:

Anônimo disse...

ONTEM MORREU A MINHA CACHORRA DEPOIS DE 14 ANOS JUNTAS, E PASSEI O DIAS TODO QUERENDO E PEDINDO PARA QUE ELA VOLTASSE,SEI QUE NÃO DEVEMOS PEDIR ESSE TIPO DE COISA,MAS MEU CORAÇÃO ESTA COM MUITA SAUDADES. E E NTÃO RESOLVI SA BER O QUE O ESPIRITISMO FALA SOBRE ANIMAIS DEPOIS DE SUA MORTE. ELA ME DEU CARINHO E AMOR E ME ENSINOU A DAR SEM ESPERAR NADA MAIS DO QUE CARINHO.ADOREI ESTE SITE. MUITO OBRIGADA. IDAMARA

Anônimo disse...

quero aqui contar minha estoria c buddy, um caozinho especial raca beagle, quanhei c 5 meses, ele me trouxe alegria e vontade de viver, quando meseparei, ele estava ao meu lado chorava comigo, quando estava muito triste ele colocava as patinhas em meu ombro e as enxugava com sua lingua, como se disesse nao chora mamae, ele ficava tentando me alegrar fazia graca se rolava no chao e eu acabava rindo pois eu via nele como queria me ajudar e demAis o amor que ele tinha comigo a sensibilidade, quando fazia evangelho no lar ele ficava quietinho, espernado quando chegava no final para tomar agua fluidificada. Infelizmente ele contraiu cancer no pukmao, ficou dosis anos lutando c vida, tinha muita vontade de viver, eu dava muito amor a ele e fiz td que podia, fui a tds veterinarios para ver se podia fazer alguma coissa, mais tds foram unanimes em afirmar que nao tinha o que fazer, entao deposi de muita luta na ultima semana sofreu demais, sugeriram eutanasia, eu nao quis fiqui ao lado dele ate o fim, quando sai p almocar no meu tio, demorei duas hrs, quando cheguei ele estava morto no meu quarto. estou arrasada, ele me faz tanta falta, o como se o sentisse ainda em casa, faz 16 dias que ele partiu p mundo espiritual, sei que ele esta melhor agora, piois dava do do sofrimento dele. mas nunca vou esquece lo ele era especial, ate as pessoas falavam isso dele que tinha olhar diferente, eu tb ele era muito evoluido. buddy vc sempre vai morar no meu coracao, mamae nunca vai te esquecer te amo eternamente licinia

disse...

Licínia e Idamara,
Queria escrever para as duas mas não deixaram seus emails... vai por aqui mesmo, espero que leiam!
Nossos amigos caninos são mesmo muito especiais, não? Eu posso imaginar todo o amor que puderam vivenciar ao lado de seus cães! O mesmo que vivencio todos os dias com a minha Lola!
Orem sempre por seus animais, Jesus há de protegê-los sempre. Animais reencarnam muito rapidamente, sempre em busca da evolução. Então, agradeçam sempre ao mestre Jesus e a toda espiritualidade por poderem ter feito parte da eterna caminhada de aprendizado desses cachorrinhos, de forma muito especial, pois não foi Chico Xavier mesmo que disse que somos como anjos para esses animais?
Muita paz às duas... Renata

Rejane 13 disse...

hoje estou muito triste minha cachorra summer morreu vitima de uma hemorragia nasal, e da omissão de meu marido e minha tb, estou tão triste como arrependida de não ter tido pulso firme e ter procurado recurso antes, ela começou a sangrar no domingo de manhã entrei em contato com um veterinário amigo da familia, e começei a medicar,entramos em acordo de levala num consultorio veterinario segunda pela manhã chegando no consultorio ela ja estava fraca e veio a falecer vitima de uma parada, summer tinha 6 anos de vida era muito inteligente uma cachorra tranquila de poucos alardes nos entendia na primeira palavra agora vou sentir sempre sua falta e muita culpa tb.

disse...

Rejane, eu sinto muito. Nós sentimos muito mesmo a perda de um animalzinho tão amado. Mas não se culpe. Tudo o que acontece deve servir para nosso aprendizado, não se culpe. Se te conforta, os animais reencarnam muito rápido, estão numa evolução muito rápida. Não se sinta culpada, faça uma oração pela Summer, só fará bem. E com certeza você ainda mais bichos para amar e ser amada! Beijos...

lilian prado disse...

Como essas pessoas estou muito triste pois perdi a minha linda cadelinha, era minha com panheira, amiga, morreu de repente, nada fazia prever que algo tão triste acontecesse a minha menina, estou desolada, pois tinhamos uma ligação muito forte, era uma cadela da rua que apareceu na minha porta e me conquistou, parecia que eu tinha criado ela desde de pequena, enfim, ela era o meu mundo, dias antes de morrer eu estava chorando sentada no chão do jardim, então ela se aproximou de mim e colocou o seu focinho no ombro como se estivesse dando um abraço e ali ficou durante 5 minutos para me consolar foi a atitute mais tocante que eu tive na vida, estou morrendo de saudades e tanta que dói, as pessoas falam não chore isso passa, mas parece que essas palavras não fazem efeito. saudades ....lilian

disse...

Sol, com certeza vc também trouxe muitas alegrias a sua cachorrinha, cuidou dela e foram grandes companheiras. Talvez a saudade nunca passe, mas em suas orações peça que ela seja sempre bem protegida por bons espíritos. Tenha sempre em mente que todos estamos numa caminhada de evolução e a morte é apenas uma etapa. Sua cachorrinha estará bem nessa caminhada, tenha certeza.

Anônimo disse...

emocionante, creio no espiritismo e em tudo que ele nos ensina e espero que isso não aconteça tão cedo com minha cachorrinha pois sentirei muita falta mas ao mesmo tempo sei que ela irá ser feliz aonde estiver. Não sei como existem pessoas capazes de maltratar e abandonar animais mas o que me conforta e saber que existe a lei da ação e da reação para essas pessoas e que de alguma forma elas pagarão por fazerem mal a esses pobres seres. Jesus ilumine a todos

Unknown disse...

Perdi minha cadelinha querida, a Rafaela, há 15 dias e não páro de chorar, estou mt, mt, mas mt triste mm.
Sou espírita, tenho mais 35 cães e 10 gatos, mas saibam: nenhum substitui o outro, são amores diferentes...
Sigam meu conselho a partir de agora: vivam como se fôsse o seu e o do seu cachorrinho, o último dia de vida....para não terem remorsos mais tarde.

Anônimo disse...

O me bebê partiu hoje, após 14 naos de vida.
Ele era demais, um amor..
Passou por dificuldades sempre forte.Teve torção estomacal e sobreviveu, e há 3 meses precisei amputar a pata dele devido a um tumor. E mesmo assim, superou tudo, os vets ficaram impressionados com a recuperação dele.Só que hoje ele partiu...
Tenho certeza que agora ele continuará correndo e alegrando a todos...

Leonardo
leonardo.ferreira.morais@gmail.com

Unknown disse...

este ano tive dois caezinhos envenenados um dia 7 de maio e o outro na dia 23 de setembro, tentamos de tudo mas os dois morreram em meus braços, olhando pra mim, como se pedissem ajuda ou que eu não chorasse, mas como não chorar quando vemos amigos tão leais e amados partirem por culpa de pessoas que não sei nem se alma tem? jogaram linguiça com chumbinho dentro do meu quintal, eram pequenos e dóceis, quase nem latiam e não consigo compreender porque fizeram isso. nem inimizade com vizinhos eu tenho. não consigo me conformar e choro ate agora a falta deles. eu era a nanãe deles. fale comigo por favor.

disse...

Hilda,
Infelizmente não tenho seu contato, para poder falar contigo. Sei que está muito triste, mas tenha seu luto e deixe essa tristeza pra lá... seus cães não gostariam de vê-la tão chateada. O ser humano é mesmo imcompreensível em alguns momentos, vamos orar sempre para a nossa evolução, para que tenhamos amor e respeito pela vida de qualquer ser. E saiba que os cães são seres de rápida evolução, logo reencarnarão e farão outros humanos felizes! Tenha certeza: eles estão bem! E ficarão melhor se você também ficar bem!