sexta-feira, 13 de maio de 2011

SOBRE O RESGATE DE ANIMAIS E O TRABALHO DE QUEM QUER AJUDAR




Oi amigos e amigas,

Acho que alguns de vocês devem ter acompanhado a saga sobre um cachorro que encontrei abandonado e doente na rua...
Resumidamente: estava andando pela Av. Engenheiro Armando Arruda Pereira, em São Paulo, voltando do trabalho, quando me deparei com um cão de grande porte, tremendo muito, encolhido numa grade no meio da rua, sem poder andar. Ele não respondia aos chamados, e não deixava chegar perto, ameaçava morder.
Um senhor e uma senhora muito dignos pararam em seus caminhos também para tentar ajudar.
Ficamos umas 3 horas com ele, só conseguimos que ele comesse um pouco, mas não conseguimos remove-lo do lugar nem que ele tomasse água. Ele inclusive nem ficava de pé.

Saí do local e busquei acessar a rede de contatos de proteção animal. Emails com fotos e a história para a produção do Programa da Luiza Mell, liguei, falei com Ana Carolina. Ela me pediu burocraticamente que enviasse as fotos com o email, mas que possivelmente o "resgatador" de cães amigo do programa poderia fazer o resgaste em 2 dias, pediu que cuidassemos dele e que entraria em contato.

Acessei diversas redes, Clube dos Viralatas, UIPA, vários colegas, blogs. Obtive pelo facebook a ajuda de gente bacana que se dispôs a pelo menos divulgar.
Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo? Desculpem, mas HÁHÁHÁ.

Clube dos Viralatas? Me pediram pelo facebook para enviar um email. Enviei com com fotos e NUNCA OBTIVE SEQUER UMA RESPOSTA.

Já consegui, com a ajuda de pessoas iluminadas, encontrar lar e tratamento para diversos cães abandonados, sem contar com a ajuda de NENHUMA ONG, PROGRAMA DE TV, ZOONOSES, NADA.

Porém, com este cão, eu não tinha o que fazer: ele estava doente, imóvel e precisava ser resgatado. Eu não tenho estrutura pra isso.

Nos 2 dias subsequentes eu e o senhor que me ajudou no dia (SR. Paulo, que inclusive cuida de vários gatos abandonados, obrigada!) conseguimos deixa-lo aquecido e fizemos com que ele comesse um pouco. No terceiro dia alguém conseguiu tira-lo do meio da avenida e leva-lo para a rua de trás, mais tranquila. Mas depois disso, ele desapareceu.

Nossa suposição é que tenha morrido, e sido recolhido pelos lixeiros, pois comentaram que viram o caminhão parado por um certo tempinho, mas não viram exatamente do que se tratava. Resgatado ele não foi eu acho, pois alguém teria entrado em contato (apesar de que torço pra isso).

Escrevo tudo isso pois não sei mais se acredito muito no trabalho de ONGs de defesa dos animais, não... Muito menos na Luiza Mell, cujo produção sequer me respondeu!

A lição que fica pra mim é: se eu e meus amigos pudermos ajudar, ÓTIMO! Senão os cachorros que morram... entendo, eu sei, não me venham explicar, que os abrigos são lotados coisa e tal. EU SEI. Mas sou uma ativista dessa causa, nunca pedi ajuda desse tipo, sempre me virei com colegas, e quando pela primeira vez peço ajuda, SOU IGNORADA. Eu não, né, mas o cão.
O que mais me chateia é não obter nenhuma resposta aos apelos, nem mesmo um sonoro NÃO. 

UMA NEGATIVA AINDA É MELHOR QUE UMA OMISSÃO.

Fica aqui registrada minha tristeza, e minha descrença.

-------------------------- ATUALIZAÇÃO ------------------------------
Amigos, recebi uma resposta da produção da Luiza Mell, acho justo compartilhar com vocês. Dos outros contatados (ONG) ninguém respondeu mesmo...

Segue a resposta ao meu email:


 Olá,
Agradecemos o seu contato e sua participação, ela é muito importante para nós.
Estamos recebendo diariamente diversas denúncias, que estão sendo analisadas pela nossa produção em como podemos ajudar. Sua denúncia está sendo encaminhada para nosso parceiro Luiz Scalea da Proteção Animal. Você pode também entrar em contato ele pelo e-mail: giu.stefanini@hotmail.com ou pelo site www.luizprotecaoanimal.com.br.
Um abraço,
Equipe Estação Pet

E o email que eu tinha enviado a eles:


Olá Ana,

Por favor, tente atender esse apelo.
Mesmo trabalhando na Secretaria de Saúde com meio ambiente, acessei minha rede de contatos mas nada consegui.

Este macho aparenta já ter uma certa idade, está abandonado, desidratado, não conseguimos faze-lo tomar água mas ele comeu. Porém, está imóvel, não conseguimos tira-lo do local, ele treme muito e parece estar sentindo muita dor nas patas traseiras.

Ele está na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, Jabaquara, perto do Metro e quase em frente a entrada do atendimento a passageiros especiais do metrô.

Por favor, a nossa última esperança são vocês. Ele não sai do lugar e periga morrer de frio no local. Isso sem falar na possibilidade de ter sido abandonado doente e com dor, pois ele tem uma coleira sem identificação, o que me leva a crer que foi mesmo abandonado, numa ato criminoso.

As fotos estão anexadas, meus telefones estão abaixo.
Abraços esperançosos,
Renata Crivoi de Castro

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rê,

na minha opinião vc perdeu duas oportunidades: a primeira foi a de ficar em silêncio qdo cita negativamente uma ong como o Clube dos Viralatas. Não os conheço pessoalmente, nenhum dos integrantes iniciais do projeto, mas conheço o resultado que apresentam. Além do resgate e do cuidado com centenas de cães em estado crítico, oferecem a todos um exercício de concientização e de cidadania. E, tenho certeza, não negam ajuda qdo estão diante do fato. Mas não podem salvar o mundo, infelizmente.
A segunda foi a de salvar esse cão. Naquele momento. Sem ongs, programas de tv, etc. Rê Crivoi salvando o cão necessitado o/.
Você não precisava salvar o mundo. Apenas aquele cão. E vc não fez. :(

disse...

Querido "anônimo": Acho que você não entendeu o conteúdo do post... mas enfim, não seja anônimo: a luta pela defesa dos animais precisa de gente que mostre a cara por eles! Você tem todo o direito de vir aqui no blog e postar anonimamente seu comentário irônico, assim como eu tenho direito de me expressar como eu quiser. Outra coisinha: que tal se apresentar para batermos um papo? Porque no meu dia a dia ajudo muitos cães, tenho veterinários amigos, encaminhamos para adoção, mantenho alguns animais que moram na rua... quem sabe você também não pode fazer algo? Quanto ao Clube dos Viralatas, também respeito muito o trabalho deles, nem precisaria afirmar isso aqui mas sou doadora, porém isso não significa que não possa criticar. Minha crítica para eles é quanto a omissão. De fato eles não precisam salvar o mundo, mas não podem se omitir. E você, o que faz pelos animais?

disse...

e mais querido "anônimo": Rê Crivoi não ajuda SOZINHA os cães necessitados, viu! Tem muita gente bacana que ajuda, e quem ajudou o cão nos dias subsequentes comigo foi o Sr. Paulo, grande figura defensora dos animais abandonados e uma senhora moradora da rua onde o cão estava. Preste atenção no que você lê, antes de fazer críticas infundadas, ok! Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Rê,
mostro a cara sim para ajudar os animais de 4 patas. Os de duas, não! E só não gosto dessa maneira de jogar para terceiros a responsabilidade que foi sua. E vc não fez. :(

disse...

Bem querido anonimo, se apresente pra gente trocar ideias, pois se você pode ajudar os animais mais que eu eh importante se inserir na rede né, mas com identificação. Eu nao joguei a responsabilidade pra outros simplesmente, eu pedi ajuda e ajudei até onde eu pude... mas talvez sua capacidade de interpretação de textos se esvaiu apos ver o clube citado. Eu vou continuar ajudando como eu posso, criticando qd tiver q criticar, e sinceramente não me abalo com sua vontade de me atacar... infelizmente vc não se apresentou, por isso.nao perco mais meu tempo tentando trocar experiências contigo de forma positiva...

Letícia disse...

Esse Luiz só ajuda se as câmeras estiverem ligadas para ele aparecer na TV.

disse...

Pois é Leticia, muito chato isso. me sinto livre para criticar, sim, porque faço muito pela causa! Obrigada pela sua visita, volte sempre!