sábado, 20 de novembro de 2010

Repensar… e preparar o terreno

 

BidTviH1wIky7VgSQuKp

Eu estou em férias. E nas férias, além de organizar a bagunça da casa (gostoso, de verdade) e viajar um tiquinho, a gente pensa muito. E repensa.

E eu, de ontem pra hoje, me peguei pensando no trabalho. Não nos fazeres em si, mas no ideal, na ideologia e nas idéias.Trabalhar com meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, cidade, saúde, comunidades, etc, não é fácil. Apesar de estar na moda, realmente é um desafio.

Daí que me peguei pensando em como seria se eu tivesse seguido mesmo a carreira de comunicação que iniciei, ou me tornasse uma maquiadora. Musicista, contadora, estilista, videomaker, eu sei lá... Qualquer coisa que não me fizesse necessariamente querer mudar o mundo, e por consequencia me deixasse às vezes triste e desanimada. Pessimista.

Pois às vezes me sinto assim. Querer e trabalhar por uma cidade melhor envolve muita mudança, luta, temos sempre de convencer as pessoas de que mudar pra melhor é bom. Que os fazedores de opinião, os mandas-chuva (é assim que escreve minha gente?) PRECISAM mudar sua postura. Deixar de pensar nos próprios umbigos e pensar nas pessoas. Mas é tão, tão, tão difícil! Porque o ser humano se preocupa mesmo com ele próprio, salvo raras exceções. E daí vemos o que vemos hoje: decadência, destruição, a cidade prestes a entrar em colapso. Ok, Ok, tivemos muito avanços, mas nada realmente significativo a ponto de poder mudar um panorama vindouro.

Mas peraí: esse não era pra ser um post pessimista! Eu não sou pessimista!

Tá na lei maior: a reconstrução vem a partir da destruição. Ação e reação. Caos e ordem. Vários espíritos encarnando, pra mó de elevar esse nosso planetão. De expiação a regeneração. Muitas mudanças a vista nessa nossa bola de terra, água, fogo e ar… Claro, estamos passando por esse tempo de destruição.

E eu – e nós – que estou passando hoje por aqui tô preparando o terreno, não é? É. É isso então! É essa minha expectativa: deixar terreno fértil nas lutas socioambientais pra esses índigos que estão pintando na área e que, num futuro talvez não tão próximo, vão conquistar muito mais do que estamos conquistando hoje e agora.

Pronto, me reanimei! Otimizei! Alegrei! Semear a terra não é algo fácil, não... Preparar a terra, fertilizar o solo, preparar as melhores sementes, medir água, nutrientes, luz e calor… Arrumar os canteiros. O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. ‘Bora plantar?

Nenhum comentário: