segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bicicleta e transporte público

Oi pessoas!!!

Em clima de Setembro Verde, Dia Mundial Sem Carro e Bicicletada, nasceu essa reflexão...

No próprio Dia Mundial Sem Carro, estive em visita a uma comunidade no extremo sul de São Paulo, Chácara Santo Amaro. Como postei no facebook, lá (e em mais tantos outros locais periféricos da nossa megalópole), todo dia é o dia mundial sem carro. Por quê? Porque simplesmente os cidadãos lá "jogados" não tem a mínima estrutura decente de transporte público. Daí, só mesmo na bicicleta. Ou na charrete. Quem acha que isso que estou escrevendo é mentira, absurdo, vem comigo então um dia que eu vou mostrar.

Então... essas pessoas acabam obrigatoriamente deslocando-se em veículos alternativos (moto também tem bastante, é mais barato...), fazendo desses seus instrumentos de mobilidade, mas não porque é ecológico, moralmente bonito ou porque querem questionar os modelos de mobilidade da cidade, mostrando o quanto é viável ocupar as ruas com suas bicicletas super equipadas e suas fantasias alegres. Fazem porque não tem opção melhor. Aliás, as bicicletas geralmente estão em péssimo estado de conservação e segurança (quem tem condições de fazer a manutenção?), afinal em alguns locais seria preciso uma montain bike, offroad... as pessoas pedalam de chinelo – que serve de freio às vezes, sem equipamentos de segurança. Quem vai lá ensinar sobre mobilidade, manutenção de bicis, utilização do espaço urbano? Me desculpem, é muito fácil morar na região central, perto de ônibus, metrô e outros meios de transporte, TER um carro e uma bicicleta toda equipada, e protestar contra o trânsito na cidade. Difícil mesmo é não ter essas opções, nem dinheiro, nem serviços públicos...

Não, eu não sou contra tudo isso, sou muito a favor! A elite intelectual tem que se manifestar sobre isso. Fomentar as políticas públicas. Mas tem que ajudar também, e saber que não estão num mundo onde todo mundo está em condições iguais. As pessoas não andam de bici só na Avenida Paulista. Já estamos articulando um pequeno projeto para, minimamente, garantir a segurança das pessoas que circulam de bici pela periferia da zona sul. Aliás, quem tiver boas idéias e quiser contribuir, será bem vindo! Me escrevam, por favor!

Conheça o Dia Mundial Sem Carro

Conheça a Bicicletada

Dicas de manutenção de bicis, clica aqui.

Veja o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Sustentável










Nenhum comentário: