sábado, 5 de dezembro de 2009

Mudanças climáticas e o Fantástico e a mídia

Olá meus amigos e amigas,

Hoje de manhã, assistindo TV de bobeira, me deparei com a chamada do Fantástico, que nesse domingo mostrará os efeitos do aquecimento global no Polo Norte, o derretimento das calotas polares, os ursos polares morrendo, enfim, o que está acontecendo devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Isso são fatos, mas confesso que fiquei meio p. da vida... e sabem por que? Porque as grandes mudanças pelas quais o meio ambiente - e nós - vamos passar e ter de nos adaptar não está no Polo Norte minha gente. Está aqui! Aqui e agora.

O que sensibiliza a população para rever e mudar seus hábitos de vida - como consumir responsavelmente, cuidar de seus resíduos, economizar água, dar e pegar carona, entre outras coisas - não é a calota polar derretendo, é o que acontecerá no seu dia a dia, na sua vida diretamente. Acontecerá, não, acontece.

Hoje mesmo na Globo (se não me engano no Jornal Hoje), estava vendo uma reportagem especial com um engenheiro dando "dicas" para identificar se sua casa, após as chuvas torrenciais, pode estar comprometida, com riscos a vida de seus moradores.
Gente, ok... mas daí ninguém, absolutamente ninguém, fala que essa mesma chuva torrencial, que matou gente em Sampa e em outros estados, é de fato uma consequência das mudanças climáticas. E não é no Polo Norte. Eu acho que isso sim sensibilizaria a população. Ver ursos polares morrendo da dó, mas não afeta diretamente. As pessoas ainda tem sérias dificuldades de relacionar que o que acontece no Polo Norte vai nos afetar de alguma forma.
Mas, como sempre e sem nenhuma novidade, a grande mídia está cumprindo seu papel anestesiador e ilusório, fingindo estar informando. Balela.

Enquanto isso, o mundo que não assiste a Globo e outras porcarias pára pra ver o que vai acontecer lá, em Copenhague. E pensar em como isso vai nos afetar diretamente.
Vamos ter de nos adaptar, fato. E você, está preparado?

Pra quem quer saber mais...
http://www.cop15brazil.gov.br/pt-BR/

http://tictactictac.org.br/


Nenhum comentário: